Amigos,
vocês estão reparando cada vez mais a presença de pessoas com deficiência em suas escolas e ambientes comuns. Isto se chama INCLUSÃO!!!
Para conversar sobre isto e instruí-los como vocês mesmos podem ser os agentes promotores dessa inclusão, aqui vocês encontrarão o vídeo de apresentação do material DEFICIÊNCIAS??? – AS DIFERENÇAS FÍSICAS E SENSORIAIS NÃO SÃO DEFEITOS e todos os capítulos.
Em seguida, pequenos filmes animados e dois livros meus sobre o assunto para baixá-los gratuitamente.
Mas antes, quero mostrar a vocês, este meu pequeno depoimento sobre minha inclusão escolar:
Um bom trabalho com a A INCLUSÃO EM SUA ESCOLA!!!
Emílio Figueira
DEFICIÊNCIAS??? – AS DIFERENÇAS FÍSICAS E SENSORIAIS NÃO SÃO DEFEITOS
Acesse e leia todos os capítulos de DEFICIÊNCIAS??? – AS DIFERENÇAS FÍSICAS E SENSORIAIS NÃO SÃO DEFEITOS:
ANIMAÇÕES INFANTIS SOBRE INCLUSÃO
MUNDOLOCO
Ian é um menino com deficiência e quer brincar em um parquinho, apesar dos olhares e comentários das outras crianças e suas dificuldades em interagir com ele. O curta é inspirado na história de um Ian real. Sua mãe, autora de um livro e criadora da Fundação Ian, tomou como tarefa ensinar os responsáveis por fazer bullying com o filho uma importante lição a respeito da diversidade e da inclusão, tarefa esta que desembocou na criação do curta-metragem, uma parceria com o estúdio de animação latinoamericano MundoLoco.
CORDAS – O QUE EMOCIONOU O MUNDO DA INTERNET!
O curta animado “Cordas” narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. A pequena, vendo algumas das impossibilidades do amigo, não desiste e faz de tudo para que ele se divirta e consiga brincar. Reconfigurando e recriando jogos e atividades, Maria celebra a vida do colega, aprende ao passo que ensina e emociona a todos – inclusive os espectadores -, com as possibilidades do sonho e de uma amizade verdadeira. Ao final, uma surpresa especial, que lembra a todos da importância do educar e da relação que se estabelece no ensino e aprendizagem.
ANIMAÇÃO MOSTRA OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Em sistema educacional inclusivo garante que crianças com e sem deficiência convivam, desenvolvam empatia e se sintam parte do todo. De acordo com diversos tratados e pesquisas, um sistema educacional que respeita as diferenças e características de cada um é considerado a melhor opção para toda e qualquer criança.
Além disso, a educação inclusiva é uma garantia assegurada em diversos dispositivos legais, tanto nacionalmente, em nossa Constituição Federal, quanto em diplomas internacionais, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. Ainda assim, não são poucos os casos em que o acesso a uma escola regular é negado a pessoas com deficiência.
TAMARA: FILME SOBRE UMA MENINA SURDA QUE SONHA SER BAILARINA
Tamara é uma curta-metragem de animação, criada por House Boat Animation Studio, sobre uma menina e o seu sonho de ser bailarina.
A musica para, mas isso não detém Tamara, que segue a sua dança… uma bonita história que nos mostra que, apesar das dificuldades, devemos perseguir os nossos sonhos.
BRINCADEIRANTES: EPISÓDIO-PILOTO DE UM DESENHO PROTAGONIZADO POR CRIANÇAS EM CADEIRAS DE RODAS
As brincadeiras de sete crianças com paralisia infantil, que passaram a infância internadas numa UTI do Hospital das Clínicas de São Paulo, viraram mote para uma série de desenhos, criada pelo líder da turma.
Paulo Henrique Machado, 47, que vive ligado a um respirador artificial no Hospital das Clínicas desde um ano de idade, é mentor e roteirista da animação “Brincadeirantes”.
“MIN E AS MÃOZINHAS” É ACESSÍVEL AO PÚBLICO INFANTIL QUE TEM SURDEZ
O episódio piloto foi lançado no YouTube nesta quarta-feira, 26, data marcada pelo Dia do Surdo. “Cada um tem a sua língua. O gato fala ‘gatês’, o elefante fala ‘elefantês’, e poir aí vai. Mas com tantas línguas diferentes, é difícil entender o outro”, diz a legenda do canal Min e as mãozinhas no YouTube.
“POR QUE HELOÍSA?”, UM DESENHO APAIXONANTE SOBRE UMA MENINA COM PARALISIA CEREBRAL
“A ideia do projeto Por que Heloísa? é tirar da transparência crianças/jovens com deficiência para que todos juntos trabalhemos por um mundo inclusivo”.
Essa frase acima é da escritora Cristiana Soares, autora do livro infantil “Por Que Heloísa?”, que deu origem a esse filme. Esta semana tive o prazer de trocar mensagens com ela e conhecer mais sobre o projeto.
Segundo o seu site, Cristiana Soares deu início ao projeto Por que Heloísa?, em 2007, com a criação de um livro infantil, lançado pela Companhia das Letrinhas. Baseado em sua experiência como mãe de uma criança com deficiência, o livro narra a história da primeira infância de Heloísa, uma menina que tem paralisia cerebral e vivencia com bom humor os desafios que o cotidiano lhe apresenta em casa, nas ruas e na escola.
Em 2011, na segunda fase do projeto, a história de Heloísa ganhou continuidade e movimento em um curta-metragem em animação, com patrocínio e realização da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, em parceria com a TV Cultura de São Paulo. Além do curta, também foram produzidos o documentário “Todos com todos”, que registra experiências inclusivas na rede regular de ensino, e a versão do livro em audiobook, com narração da própria autora.
DOWNTOWN – UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE SÍNDROME DE DOWN
DOWNTOWN é um HQ com anedotas cotidianas de Blo e seus amigos, todos crianças com síndrome de Down. Entre cenas temperadas com uma boa dose de humor e descontração, através de seu olhar, essa turma consegue mostrar uma realidade sem preconceitos, fazem uma ‘desdramatização’ da deficiência e nos arrancam boas risadas. Um livro que promete mudar o conceito de todos sobre esse assunto!
O DOWNTOW é um projeto especial mesmo, que já está sendo e seguramente será cada vez mais usado como um apoio importante ao trabalho de inclusão no Brasil, pois ele sai do óbvio, e, sinceramente, não há nada como ele no nosso mercado.
OUTRAS LEITURAS INCLUSIVAS
Este foi minha primeira publicação imnfantojuvenul. Embora publicada em 2006, eu a reescrevi quatro vezes. A história conta sobre um universo que conheci muito bem nos primeiros anos de vida, o cotidiano dos Centros de Reabilitação e das Escolas Especiais.
Claro que agora com a inclusão de pessoas com deficiência em escolas normais, essas Escolas Especiais estão perdendo o sentido de existir. A leitura de LEMBRANÇAS DE UM ANO LETIVO o levará conhecer um pouco do que era aquela rotina.
Mais do que isto, você acompanhará as histórias de setes adolescentes com deficiências diferentes que lutam por suas primeiras paixões existenciais e amorosas. Personagens com predicados de animados, estudiosos, idealistas, solidários, sonhadores, determinados e sentimentais.
Para baixar e ler clique aqui
Este é um presente exclusivo neste site. Pela primeira vez estou liberando para leitura gratuita O SOBRO DA OPRESSÃO – UMA HISTÓRIA DE INCLUSÃO AO AMOR!, um romance juvenil.
Henrique, um rapaz com deficiência na fala e movimentos involuntários, é contratado para trabalhar em uma empresa, onde se apaixona por Murielli, uma relações internacionais bem-sucedida, descobrindo e tendo que lidar com sentimentos desconhecidos por ele. Com o tempo a moça passa a sentir algo mais forte por ele, ocultando inicialmente. Ao assumirem o namoro, o rapaz passa a viver novos sentimentos e sensações como amar e ser amado, enquanto a moça luta contra os preconceitos culturais para viver esse amor. Enfrentado o sopro da opressão social, juntos vão descobrindo-se, fortalecendo-se e eliminando suas próprias limitações.
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